Projeto de prevenção contra incêndio e pânico
O projeto de prevenção contra incêndios e pânico, mais conhecido como PSCIP (Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico) é desenvolvido para prevenir e proteger a vida das pessoas em caso de incêndio. Este projeto é uma medida de segurança, controlado pelo Corpo de Bombeiros de cada estado. Nele é dimensionado e determinado a localização de rotas de fuga, iluminação de segurança, detecção de fumaça, alarme manual contra incêndios, extintores, hidrantes, chuveiros automáticos (sprinklers), espuma mecânica e outros equipamentos.
O Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) é uma responsabilidade do proprietário do empreendimento e deve ser elaborado por um profissional competente, credenciado no CREA ou CAU. As normas de prevenção contra incêndio são redigidas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado, as quais se baseiam em normas da ABNT e na NFPA (National Fire Protection Association).
O Corpo de Bombeiros de cada estado é que define, quais empreendimentos são obrigados a possuir um Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Isso vai depender das atividades econômicas do local, número de pessoas, tamanho da área construída e outros fatores.
DEMAIS DISCIPLINAS
Nos projetos de prevenção contra incêndio e pânico que a Rossot Engenharia desenvolve, estão incluídos:
- MEMORIAL DE CÁLCULO E DESCRITIVO
- PLANTAS DETALHADAS E VISTAS ISOMÉTRICAS
- LISTA DE MATERIAIS
- DIMENSIONAMENTO DE HIDRANTES, BOMBAS E TODOS OS COMPONENTES DE SEGURANÇA
- ASSINATURA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART)
- ACOMPANHAMENTO DURANTE A VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS
Tecnologia
A Rossot Engenharia utiliza a metodologia BIM em seus projetos, tecnologia a qual permite a compatibilização de projetos e detecção de erros e interferências de forma automática, garantindo agilidade e precisão.
Precisa de um orçamento?
ETAPAS DE UM PROJETO PSCIP
Etapa 01Cadastramento
A primeira etapa consiste em realizar o cadastramento do estabelecimento junto ao Corpo de Bombeiros do estado em que ele está localizado.Etapa 02Classificação
Nesta etapa, é definido o grau de risco do empreendimento. Se o mesmo for classificado como de baixo risco, o licenciamento é de forma simplificada. Isso irá depender de vários fatores, como capacidade máxima, metragem e atividade econômica principal.Etapa 03Vistoria
Caso o estabelecimento não se enquadre como de baixo risco, será necessário a solicitação da vistoria, procedimento que consiste em verificar se o estabelecimento está em conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros.Etapa 04 CVCB
O Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros é o documento que comprova que a edificação está em conformidade com as exigências previstas na normatização do Corpo de Bombeiros.