Projeto e estudos para infraestrutura e transportes
A engenharia viária ou engenharia de transportes é composta por estudos e projetos viários que detalham a implantação, restauração e ampliação de obras rodoviárias e pavimentações em áreas privadas.
Os projetos de infraestrutura possuem como objetivo principal, gerenciar o tráfego urbano, cuidando da sinalização de vias e dos fluxos, viabilizando novas estruturas de transporte. Eles são formados por vários sistemas, tais como a própria pavimentação, sistemas de água, esgoto, drenagem e outros.
A Rossot Engenharia realiza os seguintes estudos viários:
- ESTUDOS DE VIABILIDADE
- ESTUDOS DE TRÁFEGO
- ESTUDOS GEOLÓGICOS
- ESTUDOS TOPOGRÁFICOS
- ESTUDOS HIDROLÓGICOS
A Rossot Engenharia realiza os seguintes projetos viários:
- PROJETO GEOMÉTRICO
- PROJETO DE TERRAPLENAGEM
- PROJETO DE DRENAGEM
- PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO
- PROJETO DE SINALIZAÇÃO
DEMAIS DISCIPLINAS
Projeto geométrico
O projeto geométrico, desenvolvido conforme a publicação IPR-740 - Manual de projeto geométrico de travessias urbanas, de 2010, do DNIT, depende de uma série de critérios, tais como o volume médio diário de veículos (VMD), o tipo de sistema (arterial, coletor ou local), a topografia do terreno (plano, ondulado ou montanhoso), entre outros.
Além da velocidade diretriz da via, o projeto geométrico consiste em determinar diversos parâmetros, que se inicia com o estudo de traçado e é finalizado com o dimensionamento de curvas (verticais e horizontais), superelevação e superlargura.
Projeto de terraplenagem
O projeto de terraplenagem fornece o volume de cortes e aterros de um determinado local. Seu desenvolvimento é de suma importância, pois caso não tenha sido elaborado com precisão, os custos com a movimentação de terra durante a obra, poderão ultrapassar, em grande escala, o orçamento previsto.
No projeto é exibido seções transversais com seus respectivos volumes de corte e aterro, conforme o greide do projeto geométrico, devendo sempre considerar o fator de empolamento de cada material. Além dos volumes de terra, no projeto de terraplenagem também é realizado o diagrama de Bruckner, também conhecido como diagrama das massas, promovendo o estudo detalhado dos momentos de transporte e volumes acumulados, facilitando a programação do bota-fora e área de empréstimo.
Projeto de drenagem
Os dispositivos de drenagem estão diretamente relacionados à conservação das vias. Quando eficazes, eles protegem as camadas do pavimento através do correto escoamento das precipitações pluviais e da interceptação da ascensão capilar produzida a partir dos lençóis freáticos, quando necessário.
Nossos projetos de drenagem são dimensionados conforme a publicação IPR-724 - Manual de drenagem de rodovias, de 2006, normatizado pelo DNIT, que compreende as seguintes classificações:
- DRENAGEM DE TRANSPOSIÇÃO DE TALVEGUES;
- DRENAGEM SUPERFICIAL;
- DRENAGEM DO PAVIMENTO;
- DRENAGEM SUBTERRÂNEA OU PROFUNDA;
- DRENAGEM DE TRAVESSIA URBANA;
- UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS.
Projeto de pavimentação
O projeto de pavimentação consiste no dimensionamento da camada de rolamento, sub-base, base e em alguns casos, no reforço do subleito. Os parâmetros de projeto são baseados conforme o tráfego (número N), a caracterização do subleito e os materiais empregados em cada camada.
Os pavimentos flexíveis são dimensionados de acordo com a publicação IPR-719 - Manual de pavimentação, de 2006, do DNIT. Já os pavimentos rígidos, são projetados seguindo as diretrizes da IPR-714 - Manual de pavimentos rígidos, de 2005, também normatizada pelo DNIT.
Nossa equipe de projetos possui capacidade técnica para desenvolver projetos de pavimentação através dos métodos empíricos e mecanístico-empírico, bem como pelo Método de Dimensionamento Nacional MeDiNa.
Projeto de sinalização
A sinalização das vias deve assegurar que o usuário tenha visibilidade suficiente a ponto de lhe permitir um tempo de reação adequado para cada situação na pista. A escolha de locais e dimensões depende de uma série de fatores, como a velocidade operacional, características físicas da rodovia, intensidade lateral da via e outros.
A Rossot Engenharia desenvolve projetos de sinalização horizontal e vertical conforme a publicação IPR-743 - Manual de sinalização rodoviária, de 2010, do DNIT, respeitando todas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro, assim como as resoluções vigentes do CONTRAN.
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Tecnologia
A Rossot Engenharia utiliza a metodologia BIM em seus projetos, tecnologia a qual permite a compatibilização de projetos e detecção de erros e interferências de forma automática, garantindo agilidade e precisão.