Projeto e estudos para infraestrutura e transportes

A engenharia viária ou engenharia de transportes é composta por estudos e projetos viários que detalham a implantação, restauração e ampliação de obras rodoviárias e pavimentações em áreas privadas.

Os projetos de infraestrutura possuem como objetivo principal, gerenciar o tráfego urbano, cuidando da sinalização de vias e dos fluxos, viabilizando novas estruturas de transporte. Eles são formados por vários sistemas, tais como a própria pavimentação, sistemas de água, esgoto, drenagem e outros.

A Rossot Engenharia realiza os seguintes estudos viários:

  • ESTUDOS DE VIABILIDADE
  • ESTUDOS DE TRÁFEGO
  • ESTUDOS GEOLÓGICOS
  • ESTUDOS TOPOGRÁFICOS
  • ESTUDOS HIDROLÓGICOS

A Rossot Engenharia realiza os seguintes projetos viários:

  • PROJETO GEOMÉTRICO
  • PROJETO DE TERRAPLENAGEM
  • PROJETO DE DRENAGEM
  • PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO
  • PROJETO DE SINALIZAÇÃO

Projeto geométrico

O projeto geométrico, desenvolvido conforme a publicação IPR-740 - Manual de projeto geométrico de travessias urbanas, de 2010, do DNIT, depende de uma série de critérios, tais como o volume médio diário de veículos (VMD), o tipo de sistema (arterial, coletor ou local), a topografia do terreno (plano, ondulado ou montanhoso), entre outros.

Além da velocidade diretriz da via, o projeto geométrico consiste em determinar diversos parâmetros, que se inicia com o estudo de traçado e é finalizado com o dimensionamento de curvas (verticais e horizontais), superelevação e superlargura.

Projeto de terraplenagem

O projeto de terraplenagem fornece o volume de cortes e aterros de um determinado local. Seu desenvolvimento é de suma importância, pois caso não tenha sido elaborado com precisão, os custos com a movimentação de terra durante a obra, poderão ultrapassar, em grande escala, o orçamento previsto.

No projeto é exibido seções transversais com seus respectivos volumes de corte e aterro, conforme o greide do projeto geométrico, devendo sempre considerar o fator de empolamento de cada material. Além dos volumes de terra, no projeto de terraplenagem também é realizado o diagrama de Bruckner, também conhecido como diagrama das massas, promovendo o estudo detalhado dos momentos de transporte e volumes acumulados, facilitando a programação do bota-fora e área de empréstimo. 

Projeto de drenagem

Os dispositivos de drenagem estão diretamente relacionados à conservação das vias. Quando eficazes, eles protegem as camadas do pavimento através do correto escoamento das precipitações pluviais e da interceptação da ascensão capilar produzida a partir dos lençóis freáticos, quando necessário.

Nossos projetos de drenagem são dimensionados conforme a publicação IPR-724 - Manual de drenagem de rodovias, de 2006, normatizado pelo DNIT, que compreende as seguintes classificações: 

  • DRENAGEM DE TRANSPOSIÇÃO DE TALVEGUES;
  • DRENAGEM SUPERFICIAL;
  • DRENAGEM DO PAVIMENTO;
  • DRENAGEM SUBTERRÂNEA OU PROFUNDA;
  • DRENAGEM DE TRAVESSIA URBANA;
  • UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS.

Projeto de pavimentação

O projeto de pavimentação consiste no dimensionamento da camada de rolamento, sub-base, base e em alguns casos, no reforço do subleito. Os parâmetros de projeto são baseados conforme o tráfego (número N), a caracterização do subleito e os materiais empregados em cada camada.

Os pavimentos flexíveis são dimensionados de acordo com a publicação IPR-719 - Manual de pavimentação, de 2006, do DNIT. Já os pavimentos rígidos, são projetados seguindo as diretrizes da IPR-714 - Manual de pavimentos rígidos, de 2005, também normatizada pelo DNIT.

Nossa equipe de projetos possui capacidade técnica para desenvolver projetos de pavimentação através dos métodos empíricos e mecanístico-empírico, bem como pelo Método de Dimensionamento Nacional MeDiNa.

Projeto de sinalização

A sinalização das vias deve assegurar que o usuário tenha visibilidade suficiente a ponto de lhe permitir um tempo de reação adequado para cada situação na pista. A escolha de locais e dimensões depende de uma série de fatores, como a velocidade operacional, características físicas da rodovia, intensidade lateral da via e outros. 

A Rossot Engenharia desenvolve projetos de sinalização horizontal e vertical conforme a publicação IPR-743 - Manual de sinalização rodoviária, de 2010, do DNIT, respeitando todas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro, assim como as resoluções vigentes do CONTRAN. 

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Tecnologia

A Rossot Engenharia utiliza a metodologia BIM em seus projetos, tecnologia a qual permite a compatibilização de projetos e detecção de erros e interferências de forma automática, garantindo agilidade e precisão.

Benefícios da metodologia BIM

    • Redução de erros41%
    • Economia25%