Antes de tudo, fios e cabos (ou condutores elétricos) são produtos destinados à condução de corrente elétrica. Eles podem ser classificados de várias formas. Podemos citar como suas principais características, o tamanho da seção e seu material condutor (cobre ou alumínio). Todavia, os condutores podem aparecer de duas maneiras distintas, fios ou cabos.
O fio é composto por um único condutor. Devido à sua rigidez, sua dobra e manuseio é um tanto quanto dificultada. É um condutor redondo sólido único, também conhecido como condutor rígido ou fio sólido. Seu material condutor é cobre ou alumínio, podendo ser nu, esmaltado ou isolado.
Condutores nus são muito utilizados em sistemas de aterramento em alta temperatura e em redes de distribuição aérea (ver NBR 6524/85 e NBR 5111/97).
Por outro lado, estes, são revestidos por uma camada fina de esmalte isolante sendo utilizados em componentes eletrônicos, como bobinas, solenoides, relés e motores. Sua classificação é feita de acordo com a AWG (American Wire Gauge), que determina a espessura do produto. A tabela de bitolas e seus devidos códigos podem ser encontradas aqui.
Da mesma forma, os condutores isolados também possuem isolamento, porém de maior espessura e são os mais encontrados em instalações elétricas prediais. Seu isolamento pode ser de PVC (cloreto de polivinila), EPR (etileno-propileno) ou XLPE (polietileno reticulado).
Fio sólido isolado
O cabo é composto por vários fios, ou seja, é um elemento com vários condutores, vários fios nus encordoados. Ele também é chamado de condutor flexível e pode ser de cobre ou alumínio. nu ou isolado. Os cabos são mais fáceis de manipular, pois possuem maior flexibilidade.
Os cabos são classificados da seguinte forma:
Cabo multipolar
Cabo unipolar
Consulte nossa página de projetos elétricos caso necessite de profissionais qualificados e experientes em projetos elétricos e luminotécnicos.