A jardinagem residencial é parte importante do processo de embelezamento da casa. Contribuindo para que ela fique mais aconchegante e até mesmo tenha o visual valorizado. Afinal, um jardim agradável contribui para que a fachada da casa fique mais bela. No entanto, é preciso acertar no tipo de planta que escolhe colocar em sua jardinagem residencial. Então, para te auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas para jardinagem residencial para enriquecer a estética de sua casa com as plantas corretas, confira!
Um belo gramado sempre combina com a entrada de uma casa. Seja qual for o seu estilo de fachada, é possível incluir um belo gramado em sua entrada deixando o visual da sua casa aconchegante.
No entanto, é preciso perceber que a grama precisará de manutenção periódica. Deixar a grama crescer muito e não fazer a adubação periódica são erros que diminuem a beleza de seu espaço.
Por isso mesmo, antes de pensar em deixar uma área de sua casa reservada para um belo jardim, considere se haverá tempo ou disposição financeira para a manutenção.
Contratar alguém para fazer as podas mensais é uma maneira de livrar-se do trabalho com a grama e evitar que ela fique feia por crescer demais.
É muito importante observar se no espaço disponível em sua casa, existe a incidência de sol forte o dia inteiro. Essa é uma das principais dicas sobre jardinagem residencial.
Observar a iluminação natural irá te ajudar a procurar por plantas que se adaptem ao seu jardim. Existem plantas que não suportam levar sol o dia inteiro, enquanto outras precisam dessa luz natural.
Portanto, um passo fundamental antes de começar a projetar o jardim é entender que tipo de planta se enquadra em seu ambiente.
Com base nisso, é possível fazer a distribuição das plantas adequadas em seu jardim. De modo que elas sempre estejam saudáveis e belas. Evitando que falhas e pragas acometam seu jardim deixando o visual desleixado.
Falando em pragas, é importante saber que o jardim deve ser constantemente adubado para que suas plantas fiquem sempre bonitas.
A dupla adubo e água é fundamental para a saúde do seu jardim. Afinal, um jardim bonito requer cuidados periódicos. Mantendo assim, as pragas distantes de suas plantas.
É possível otimizar até mesmo as paredes utilizando um jardim vertical para ter plantas em sua casa.
Se não houve uma separação de um espaço na entrada para um belo jardim, não tem problema! O jardim vertical é simples de ser feito e bastante interessante para agregar charme para sua casa.
Caso você tenha escolhido por revestir toda a área externa de sua casa, o jardim vertical pode ser colocado em uma das paredes, para agregar estilo e charme.
Para atingir um resultado elegante, é preciso escolher o tipo de planta adequado. Na parede de sua preferência, basta instalar pallets, grades ou outros acessórios que farão a fixação das plantas.
O que define essa instalação é a escolha das plantas, que definem o peso que deverá ser suportado pela instalação.
Então é preciso escolher a espécie que será usada em seu jardim considerando quanta água e quanta luz essa planta deve receber para sobreviver.
Portanto, o passo a passo é: escolher a parede, escolher a planta de acordo com a incidência de sol nessa parede e em seguida fazer a montagem.
Quem gosta de tomar chá de hortelã, temperar a comida com salsinha e cebolinha sempre frescos pode optar por um jardim vertical para esses cultivos.
Nesse caso, é possível comprar vasos pequenos que sejam fixados na parede e que fiquem discretos ou que sejam uma interferência na decoração.
Atualmente, alguns artesãos trabalham com o desenho em vasos, criando peças encantadoras. O que é uma ótima opção para a decoração de quem deseja vasos aparentes.
A jardinagem residencial é uma maneira de decorar o imóvel e torná-lo único. Por isso mesmo, é preciso escolher bem as plantinhas que serão usadas e que tipo de interferência será feita no design do imóvel.
Cada imóvel tem suas especificidades, cabendo um tipo de planta. Em geral, o que define isso é a quantidade de sol que aquele ambiente recebe. Afinal, você deve avaliar seu espaço para adicionar as plantas corretas para sua residência ficar bonita e funcional.
Por fim, se você deseja aprender mais com um conteúdo extremamente relevante, acesse a Revista Natureza, um portal onde você encontrará outras informações e dicas sobre jardinagem residencial.
Você sabia que a Rossot Engenharia possui excelentes profissionais aptos para reformar ou construir sua casa? Clique aqui e visite nossa página de reformas para solicitar um orçamento sem custos.